A obra A Conquista – Arte foi desenvolvida para apoiar a formação artística dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Com base na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (ler, fazer e contextualizar), a obra compreende o professor como mediador do conhecimento e o estudante como sujeito ativo da criação artística.
As propostas incentivam diferentes formas de perceber, criar e se expressar, promovendo o contato com diversas linguagens artísticas e ampliando o repertório cultural dos estudantes de maneira sensível e crítica.
Solange Utuari, Bruno Fischer, Pascoal Ferrari e Carlos Kater
2 volumes
A Conquista
Arte
2027
0003 P27 01 01 060 060
O Livro do Professor foi desenvolvido como um importante apoio à prática docente, oferecendo:
O Livro do Professor foi desenvolvido como um importante apoio à prática docente, oferecendo:
Propostas práticas que articulam os principais conceitos trabalhados ao longo do capítulo.
Exploração sensível do mundo, incentivando experimentações com materiais, técnicas e linguagens.
Relações entre Arte, cotidiano, outros componentes curriculares e Temas Contemporâneos Transversais.
Retomada e consolidação das aprendizagens ao final de cada unidade, apoiando o processo avaliativo.
Facilita o planejamento e a organização do trabalho docente.

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC-SP). Especializada em Antropologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e em Arte-Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É autora de livros, artigos e propostas curriculares, assessora em projetos de Educação, Arte e Cultura, educadora e artista visual.

Doutorando em Comunicação pela Universidade Paulista (Unip-SP). Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e licenciado em Educação Artística pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (Famosp). É educador, escritor, dançarino, músico e artista multimídia. Foi professor em escolas e universidades. Atuou como técnico e assessor em Secretarias de Educação e como mediador em edições da Bienal de São Paulo.

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul-SP). Especializado em Sociologia (FESPSP). Licenciado em Teatro pelo Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro (Uniítalo-SP). Licenciado em Pedagogia (Unicastelo-SP) e em Psicologia pela União Brasileira de Compositores (UBC-SP). É autor de livros, artigos e propostas curriculares, pesquisador de linguagem teatral em escolas, educador, escritor, ator e diretor teatral.

Doutor em História da Música e Musicologia pela Universidade de Paris IV (Sorbonne) e professor titular pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem). É educador, musicólogo, compositor e autor de publicações sobre Musicologia e Educação Musical Contemporânea.


Assine a nossa newsletter e receba conteúdos especiais para fazer a melhor escolha.
Cadastre-se abaixo