Página Inicial > Obras > Educação Física Por Toda Parte
A obra Educação Física Por Toda Parte tem o propósito de expandir o repertório de conhecimentos dos estudantes sobre a cultura corporal de movimento e de aproximá-los de sua própria corporeidade por meio da contextualização e experimentação de diferentes brincadeiras, jogos, esportes, lutas, ginásticas, danças e práticas corporais de aventura, que podem ser vivenciadas tanto na escola quanto fora do ambiente escolar.
Claudia Mendonça de Barros e Elisabeth Ferreira Renzo
Volume único
Por toda parte
Educação Física
2026
0035 P26 01 01 201 812
Parte geral:
Apresenta os princípios que embasam a proposta didático-pedagógica e os pressupostos teórico-metodológicos da obra. Traz, também, uma sugestão de quadro programático e de cronograma.
Parte específica:
Apresenta objetivos, justificativas, sugestões de encaminhamento, comentários e eventuais respostas ou respostas sugeridas para as atividades propostas no Livro do Estudante. Além de elencar competências e habilidades contempladas, dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) abordados e sugestões de integração com outros componentes curriculares, atividades complementares.
Parte geral:
Apresenta os princípios que embasam a proposta didático-pedagógica e os pressupostos teórico-metodológicos da obra. Traz, também, uma sugestão de quadro programático e de cronograma.
Parte específica:
Apresenta objetivos, justificativas, sugestões de encaminhamento, comentários e eventuais respostas ou respostas sugeridas para as atividades propostas no Livro do Estudante. Além de elencar competências e habilidades contempladas, dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) abordados e sugestões de integração com outros componentes curriculares, atividades complementares.
Composta de imagem e texto introdutório que norteiam os conteúdos que serão trabalhados.
Propõe atividades orais relacionadas à sondagem, ao diagnóstico e à sensibilização temática.
Apresenta propostas de práticas de pesquisa, com o objetivo de ampliar o tema apresentado.
Proposta de práticas corporais, individuais ou coletivas.
Além dos livros impressos, o PNLD Ensino Médio 2026-2029 oferece a versão HTML5 do Livro do Estudante e do Manual do Professor. Os materiais digitais (HTML5) são enriquecidos com Objetos Educacionais Digitais (OEDs) que complementam e ampliam as temáticas exploradas nos textos e nas atividades da obra, dentre eles:
Esses OEDs são identificados por meio de ícones, facilitando a associação entre o livro e os recursos digitais, com o objetivo de acrescentar, ampliar e dinamizar os temas e os conteúdos tratados.
Assine a nossa newsletter e receba conteúdos especiais para fazer a melhor escolha.
Cadastre-se abaixo
Estes são os componentes curriculares presentes em cada área de conhecimento
Língua Portuguesa, Redação e Arte
Língua Inglesa e Língua Espanhola
Educação Física
Matemática
Biologia, Física e Química --
História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Educação Digital
Linguagens e suas Tecnologias 1
Língua Portuguesa, Redação e Artes
Linguagens e suas Tecnologias 2
Língua Inglesa e Língua Espanhola
Linguagens e suas Tecnologias 3
Educação Física
Educação Digital
Educação Digital
Matemática e Suas Tecnologias
Matemática
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Biologia, Física e Química
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Língua Portuguesa, Redação e Artes
Língua Inglesa e Língua Espanhola
Educação Física
Educação Digital
Matemática --
Biologia, Física e Química --
História, Geografia, Filosofia e Sociologia